Os serviços de provisão correspondem àqueles que geram produtos que podem ser utilizados direta ou indiretamente pelas populações humanas. No ambiente terrestre destacam-se alimentos, combustível, fibras, plantas ornamentais, extratos para produção de fármacos, recursos genéticos, lenha, madeira, e outros. Os serviços de regulação estão relacionados aos processos que garantem a manutenção do funcionamento e das estruturas dos ecossistemas. No ambiente terrestre destacam-se: purificação da água e do ar, regulação climática, controle da erosão do solo, controle de pragas, polinização, etc.. Os serviços culturais consistem nos benefícios não materiais obtidos pelas populações humanas a partir dos ecossistemas. No ambiente terrestre inclui-se: valores estéticos, herança cultural, fonte de inspiração para religião, beleza cênica, informação para educação, sentimento de pertencimento, e outras atividades, etc... Os serviços de suporte consistem naqueles necessários para a produção dos demais serviços. No ambiente terrestre incluem: provisão de hábitat, formação do solo, produção primária, produção de oxigênio, ciclagem de nutrientes, entre outros.
Tipos de Serviço - Provisão
Legenda de Indicadores: Dados disponíveis Talvez com dados disponíveis Dados indisponíveis

Provisão de Água

Este serviço está relacionado à capacidade do Ecossistema em filtrar, reter e estocar água potável em lagos, rios e aquíferos com potencial de uso pelas populações humanas.
Manutenção da disponibilidade hídrica Está relacionado à capacidade do Ecossistema em prover água em quantidade e qualidade para uso antrópico, considerando os seguintes usos: abastecimento humano, uso industrial, uso pelo setor da mineração, uso pelo setor agropecuário, criação animal e diluição de efluentes.
Volume Específico – VE (VE ano/VE histórico)

INDICADOR: VOLUME ESPECÍFICO

O indicador Volume Específico (VE) tem como finalidade monitorar se a capacidade de prover água, em termos de quantidade disponível na superfície, está sendo alterada ao longo do tempo de forma que possa comprometer o abastecimento na região da BIG.

O valor do VE em cada ponto monitorado é calculado por meio da razão entre a vazão diária média ao longo do ano (m³/s) e a área de drenagem do ponto de monitoramento (m2), ajustando as unidades para milímetro ao ano (mm/ano).

Os dados necessários para o cálculo do indicador são disponibilizados no Sistema de Informações Hidrológicas da Agência Nacional de Águas (Hidroweb/ANA).

O valor do VE para a BIG é obtido por meio da média ponderada pela área de cada ponto amostrado. Para o cálculo da nota assumiu-se como valor da linha de base a média de toda a série histórica de dados disponível (ID 1 - Fazenda Fortaleza: 1935-2014; ID 2 - Estação Paraty: 1962-2014) sendo o valor de referência para a BIG de 1.245 mm/ano.

Em 2014, último ano com dados disponíveis no Hidroweb/ANA, o valor de VE obtido para a BIG foi 682,61, resultando na nota 0,55.

No gráfico estão plotados o valor de VE para cada estação de monitoramento e a resultante para a BIG nos anos de 2005 a 2014.

VALOR OBTIDO PARA BIG (2014) = 682,61 mm/ano NOTA = 0,55

Malha amostral

Radar BIG 2050 Radar BIG 2050
Fonte: Sistema de Informações Hidrológicas da Agência Nacional de Águas - Hidroweb/ANA (http://www.snirh.gov.br/hidroweb/).
Manutenção da qualidade hídrica Este serviço está relacionado à capacidade do Ecossistema em prover água de qualidade para a população, tanto para abastecimento humano, como também para uso nos setores da agropecuária, indústria e serviços.
Taxa de transferência de Sedimentos em mananciais
DBO
Tipos de Serviço - Regulação
Legenda de Indicadores: Dados disponíveis Talvez com dados disponíveis Dados indisponíveis

Proteção contra eventos extremos

Consiste na capacidade das estruturas biogênicas e geológicas que formam os hábitats terrestres em atenuar o efeito das chuvas, tempestades, ciclones e marés meteorológicas (e.g. cobertura florestal, matas ciliares, porosidade do solo possibilitando a infiltração da água).
Amortecimento de chuvas intensas e marés meteorológicas É a capacidade do Ecossistema em atenuar inundações e outros efeitos ocasionados por chuvas intensas e marés meteorológicas (ressacas).
Flashiness Index

Purificação da Água

Está relacionada à capacidade dos ecossistemas em filtrar e decompor a matéria orgânica introduzida nos ambientes aquáticos de modo a manter a qualidade da água para consumo das populações humanas e manutenção dos ciclos naturais.
Autodepuração É a capacidade do corpo d’água em restabelecer suas características naturais após receber uma carga poluente.
Oxigênio Dissolvido
Retenção de Poluentes É a capacidade do Ecossistema em reter poluentes, evitando que sejam carreados para os corpos d’água.
Taxa de transferência de sedimentos e nutrientes (INVEST)

Regulação Climática

Consiste na regulação de gases do efeito estufa (GEE) e de outros gases que interferem no clima. Influencia a temperatura, precipitação e outros processos climáticos. A regulação climática está relacionada às fontes (sources) e aos sumidouros (sinks) dos GEE.
Estocagem de Carbono Consiste na capacidade dos ecossistemas em absorver e armazenar o carbono disponível na atmosfera. No ambiente terrestre, o solo e a biomassa aérea constituem os principais sumidouros de carbono.
Tonelagem total de carbono estocado (INVEST)
Regulação Térmica (local) É a capacidade do Ecossistema em absorver, refletir e transmitir energia solar, regulando a temperatura da superfície na BIG.
Temperatura da superfície

Controle da Erosão

Está relacionada aos efeitos da cobertura vegetal sobre a retenção do solo, evitando a perda de solo e o deslizamento de terras.

Processo / Função

Retenção de Solo
Retenção de Solo É a capacidade do Ecossistema em proteger o solo, evitando processos erosivos.
Índice de Retenção de Sedimentos (INVEST)
Tipos de Serviço - Cultural
Legenda de Indicadores: Dados disponíveis Talvez com dados disponíveis Dados indisponíveis

Valores Estéticos

Está relacionado às características das paisagens naturais em gerar uma resposta emotiva por parte de um individuo observador.
Disponibilização da Paisagem Natural Está relacionada às estruturas e às interações entre os fatores bióticos e abióticos que possibilitam a manutenção de paisagens com potencial para apreciação pelas populações humanas.
Participação de valores estéticos na motivação de viagem dos turistas da BIG

Valores de Herança Cultural

Estão relacionados à diversidade de paisagens, espécies e recursos naturais disponíveis, os quais possibilitam diferentes tipos de usos (diretos e indiretos) pelas populações humanas que habitam historicamente a região.
Disponibilização de Recursos Naturais Consiste na capacidade do ecossistema em produzir e manter a biodiversidade e os recursos naturais da paisagem, os quais podem ser utilizados, direta ou indiretamente, pelas populações humanas que habitam a região.
Número de iniciativas de turismo de base comunitária associados ao Ecossistema Terrestre
Área de Uso de Populações Tradicionais
Tipos de Serviço - Suporte
Legenda de Indicadores: Dados disponíveis Talvez com dados disponíveis Dados indisponíveis

Provisão de Habitat

Está relacionado à provisão de ambientes adequados para a sobrevivência da diversidade de espécies.
Disponibilização de espaço adequado para sobrevivência das espécies Está relacionada à capacidade dos ambientes em disponibilizar as condições necessárias para a reprodução, alimentação e desenvolvimento das espécies, populações e comunidades da fauna e flora.
Cobertura (%) de vegetação nativa em relação ao total do território
Diversidade (ou Riqueza) de Aves
Abundância de espécie de fauna topo de cadeia – sp. a ser definida
Abundância de cotia (espécie dispersora)
Recrutamento de espécies climax- inventário florístico florestal
Voltar ao Início